segunda-feira, 7 de novembro de 2022

Arcoverde: Wellington Maciel prepara viagem à Brasília após somar forças nas eleições de 2022

 


Passados seis dias das eleições do segundo turno em Pernambuco e no País, o prefeito de Arcoverde, Wellington Maciel (MDB), fecha a semana computando vitórias, força política e de agenda marcada rumo à Brasília quando vai em busca de recursos e obras para o município. Na próxima terça-feira (8) ele embarca para a Capital Federal, mas antes fez um balanço positivo dos resultados eleitorais em Arcoverde. 


“Cumprimos nosso papel, fizemos nossos candidatos a deputados majoritários em Arcoverde no primeiro turno das eleições. Como político de palavra, caminhamos ao lado do candidato do governo e somamos forças nessa caminhada. Já no segundo turno, com nosso apoio a campanha de Raquel Lyra deu um grande salto em sua votação saindo de pouco mais de 8 mil votos para mais de 22 mil votos. Resultado de um trabalho de equipe, de grupo político que foi às ruas, pediu voto e trabalhou para essa vitória”, afirmou o prefeito agradecendo a militância e ao apoio dos sete vereadores de sua bancada que marcharam junto com ele em apoio à candidatura de Raquel.


No segundo turno das eleições para governadora em Pernambuco, Wellington Maciel foi o único político que realmente vestiu a camisa e foi para às ruas pedir voto e fazer campanha para a candidata tucana, apesar de nomes como dos ex-prefeitos Zeca e Madalena terem anunciado apoio. Não se viu nenhuma campanha por parte dos dois ex-prefeitos. Wellington contou ainda com o apoio dos vereadores Luciano Pacheco, Zirleide Monteiro, Sargento Brito, João Taxista, João Marcos, Luiza Margarida e Everaldo Lira. 


A força e liderança política de Wellington pode ser sentida no evento de final de campanha de Raquel Lyra em Arcoverde, no domingo (23/10), quando reuniu em sua casa 11 prefeitos do Sertão do Moxotó, Pajeú e Ipanema, ao lado da primeira dama Rejane Maciel. Estavam presentes os prefeitos Arquimedes Valença (Buíque), Uilas Leal (Alagoinha), Regina da Saúde (Itaíba), Junior de Audálio (Manari), Silvio Roque (Tupanatinga), Junior Vaz (Pedra), Rorró Maniçoba (Floresta) Marcia Conrado (Serra Talhada), Thatianne Macedo (Palmerina), Sandrinho (Afogados da Ingazeira) e Luiz Aroldo (Águas Belas). Presentes também os ex-prefeitos de Arcoverde Julião Guerra e Rosa Barros; o ex-prefeito de Manarí, Otaviano Martins; e de Inajá, Leonardo Martins; além do vice-prefeito de Buíque, Túlio Monteiro e dezenas de vereadores. 


Em Arcoverde, Raquel Lyra (PSDB) saiu de 8.844 votos (25,72%) no primeiro turno para 22.427 votos (60,08% dos votos válidos) no segundo turno das eleições. Marília Arraes (SD), teve 14.903 votos (39,92%). Os votos brancos e nulos para governador de Pernambuco somaram 7,66% do total no município. Ao todo, 17,31% dos eleitores aptos a votar no município não compareceram às urnas.


Ainda no primeiro turno, o prefeito Wellington Maciel apoiou a candidata do Partido dos Trabalhadores (PT) ao senado que obteve 18.459 (59,29% dos votos válidos). Já na disputa majoritária, Wellington fez seus candidatos Luciano Pacheco (Estadual) e Fernando Monteiro (Federal) majoritários em Arcoverde com 9.252 votos (26,25%) 6.357 votos (18,38%), respectivamente. 


Na disputa estadual, Wellington terminou por aplicar uma segunda derrota ao ex-prefeito Zeca Cavalcanti (UB), com uma diferença de mais de 2 mil (2.121) votos para Luciano Pacheco (Patriota), que teve seu apoio. A primeira foi na de prefeito em 2020. Já na disputa federal, ele também bateu o delegado Israel Rubis com uma diferença de 2.796 mil votos favorável a Fernando Monteiro. Ambos, Zeca e Israel, eram considerados favoritos para serem majoritários em Arcoverde, mas as urnas não corresponderam. Zeca colecionou sua 3ª derrota direta e Israel a primeira, após ter sido eleito vice-prefeito na chapa encabeçada por Wellington Maciel.

Blog do Alberes Xavier

Nenhum comentário:

Postar um comentário